top of page

Duolingo English Test: o que é? Como funciona?


Quando ouvimos falar em Duolingo, logo pensamos naquele aplicativo para aprendizagem de idiomas com a corujinha verde que estourou no começo da década passada.


Contudo, além do aplicativo de idiomas, agora há também o Duolingo English Test (DET), que é um exame de proficiência em Língua Inglesa que está se tornando cada vez mais popular por sua rapidez na divulgação dos resultados e praticidade.






Para que serve o DET?


O Duolingo English Test pode ser usado para comprovação de nível de Inglês em processos de admissão para colleges e universidade de diversos países de língua anglófona como Canadá e Estados Unidos.


A nota que você precisa tirar no DET vai depender das exigências de cada instituição, e isso precisa ser verificado antes que você pague pelo seu exame.


O Duolingo English Test não pode ser usado para comprovação de nível de Inglês para fins migratórios. Para o Express Entry no Canadá, por exemplo, apenas o IELTS e CELPIP são aceitos.


O exame também não é aceito para fins de validação de diploma perante ordens de enfermagem e engenharia, por exemplo.


Algumas instituições educacionais que aceitam o Duolingo English Test (DET) são:


Estados Unidos: John Hopkins University, Yale University, Duke University, University of Baltimore, University of Dallas, Connecticut College, Barclay College, Colorado College, Salem University e outras 1324 instituições.


Canadá: NBCC, University of Victoria, Quest University Canada, University Canada West, University of Guelph, University of Toronto, Simon Fraser University, University of Winnipeg, University of Calgary e outras 174 instituições.


Como funciona?


O Duolingo English Test (DET) é um exame 100% online que usa inteligência artificial para avaliar os candidatos. A prova é bastante objetiva e dura menos de 60 minutos.


Uma das grandes vantagens do Duolingo English Test é que ele é feito de casa, ou seja, o candidato não precisa ir até um centro examinador para prestar o exame como no caso do IELTS. Isso traz muita praticidade e também ajuda a acalmar os candidatos mais nervosos e ansiosos, afinal, nada como o conforto do nosso lar.

Há questões de listening, writing, speaking, reading e vocabulário, que são todas muito pontuais e objetivas.


Na parte de vocabulário, há questões em que você precisa escolher apenas as palavras que realmente existem na Língua Inglesa em uma lista que também contém palavras inventadas.


Na parte de writing, você precisa escrever um texto curto sobre uma foto e sobre um determinado tema. No speaking, você precisa falar sobre algum tópico por pelo menos 90 segundos, descrever uma foto e ler frases em voz alta.

As questões de listening também são bastante simples e em uma delas você precisa digitar uma frase que escutou ou clicar em palavras reais e inventadas para ouví-las. Em seguida, você marcar apenas as palavras que realmente existem.

O reading é uma habilidade que acabou de ser acrescentada ao exame, e esta etapa da prova é bastante simples, com questões de múltipla escolha e respostas curtas.


Veja abaixo alguns exemplos de questões do exame:


Duolingo English Test
Duolingo English Test


Duolingo English Test
Duolingo English Test


Duolingo English Test
Duolingo English Test


Valores e resultados


Os resultados do exame saem entre 48 e 72 horas, dependendo do quão sobrecarregados eles estão. No IELTS o tempo de espera é de 5 dias para o computer-delivered e 14 dias para o paper-based.


O exame está custando atualmente (abril/2022) R$249,00 e pode ser pago diretamente na plataforma de exames por cartão de crédito.


Preparação para Duolingo English Test


Se você precisa fazer o Duolingo English Test, eu ofereço um curso preparatório completo que inclui exercícios práticos, 2 aulas sobre o exame, correção de 10 tarefas de writing e feedback sobre questões de speaking.


Para saber mais, busque pelo meu curso para Duolingo English Test no link abaixo:



A plataforma Duolingo English Test também oferece simulados gratuitos, que são razoavelmente parecidos com o exame real. Você pode ter acesso a este conteúdo no link abaixo:





54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Qual exame é melhor? IELTS ou Duolingo?

Muita gente fica em dúvida de qual exame escolher para o seu projeto de estudar no exterior. O Duolingo English Test (DET) tem sido cada vez mais usado para comprovação de nível de Inglês em processo

bottom of page