top of page

IELTS: o que é, para que serve e como funciona?

Atualizado: 20 de nov. de 2023

Quem deseja estudar fora ou imigrar para um país anglófono precisa comprovar o domínio da língua inglesa através de um exame de proficiência. O IELTS (International English Language Testing System) é o mais popular desses exames, devido à sua metodologia de avaliação e confiabilidade.



O exame é oferecido em cerca de 140 países e aceito por mais de 9.000 organizações - incluindo universidades, agências de emprego e instituições governamentais. Anualmente, cerca de 3 milhões de exames são realizados.

O IELTS é administrado pelo British Council, uma insituição britânica orientada a promover oportunidades educacionais e relações culturais entre o Reino Unido e outros países. O exame é oferecido nas principais cidades brasileiras diversas vezes ao ano. As vagas em cada sessão são atribuídas por ordem de inscrição, por isso, a recomendação é que você se inscreva com pelo menos cinco semanas de antecedência. A taxa de inscrição custa atualmente (em 2021) R$990,00. O IELTS é um exame que avalia o nível de conhecimento de inglês de seus candidatos nos quatro principais skills da língua: listening, reading, speaking e writing. Esse exame é oferecido em dois formatos diferentes: IELTS Academic e IELTS General.

O IELTS Academic é voltado para candidatos que precisam comprovar o nível de inglês para estudar no exterior em nível de graduação ou pós-graduação. Portanto, se o seu objetivo é imigrar via estudos, é esse o IELTS para o qual você deve se preparar. O IELTS General é voltado para os que desejam aplicar para processos de imigração de países cuja língua oficial é o inglês, como Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

No IELTS os candidatos recebem tanto uma nota individual de cada skill quanto uma nota média, ou overall band score, que variam em uma escala de 0 a 9. O score do IELTS é chamado pela instituição examinadora de band. É importante ressaltar que ninguém passa ou reprova no IELTS: todos os candidatos recebem uma nota de acordo com sua performance na prova e nível de inglês demonstrado.

Para que você compreenda melhor o que cada band significa em termos de conhecimento de inglês, apresentamos abaixo uma tabela explicando em detalhes as bands de 0 a 9.


O exame e seus skills. Tanto no IELTS Academic quanto no General, você fará exames de speaking, listening, reading e writing. As provas de listening e de speaking são as mesmas para as duas modalidades. Entretanto, as provas de reading e de writing são diferentes para cada formato.


Listening: tem duração de cerca de 30 minutos com um adicional de 10 minutos para transcrever as respostas das 40 questões para o cartão. Os candidatos irão escutar monólogos e conversas entre pessoas com sotaques diferentes (britânico, americano, australiano e não-nativo), mas o sotaque que prevalece é certamente o britânico. Portanto, se você está planejando iniciar a sua preparação para o exame, deve começar a se habituar com inglês britânico desde já.


Reading: A versão Academic possui 3 seções. Em cada seção há 1 texto longo e de características bem acadêmicas a ser lido. Os textos são retirados de livros, artigos acadêmicos, jornais e revistas. A versão General também possui 3 seções, sendo que as duas primeiras possuem dois textos de assuntos genéricos (instruções, propagandas, avisos etc). A seção 3 possui um texto apenas, que apresenta uma dificuldade parecida com a do primeiro texto do Academic. Em ambas as versões há 40 questões para serem respondidas e o exame tem duração de 1 hora, sem tempo extra para transcrever as respostas.


Speaking: tem duração que pode variar entre 11 e 15 minutos e é dividido em 3 partes. Na parte 1, o examinador pergunta questões mais gerais sobre a vida pessoal do candidato, seus gostos e preferências. Na parte 2, o candidato recebe um tópico e tem 1 minuto para planejar um ‘discurso’ sobre o tema, que deve durar entre 1 e 2 minutos. Na parte 3 o candidato será convidado a responder questões relacionadas ao tópico da parte 2. Essas questões são mais complexas e abstratas que as perguntadas na parte 1 e demandam um poder de argumentação maior, assim como a utilização de uma maior variedade de estruturas gramaticais e de vocabulário.


Writing: tem duração de 1 hora e é dividido em Writing Task 1 e Writing Task 2. Na versão General, o candidato precisa escrever uma carta na Writing Task 1 e uma essay na Writing Task 2. No IELTS Academic, a Writing Task 1 consiste em uma descrição e análise de um gráfico, tabela, mapa ou processo de produção e a Writing Task 2 é uma essay.

Que nota eu preciso tirar para aplicar para os estudos? E para imigração?

Se o seu objetivo é fazer graduação em um college, você consegue aplicar para algumas instituições com band 6, mas um band 6.5 pode ampliar o seu leque de possibilidades. Para a imigração canadense, a nota que você precisa irá variar bastante de acordo com a sua pontuação em outros quesitos como NOC (National Occupation Class), idade, experiência profissional etc. Contudo, uma nota muito objetivada pela maioria dos futuros imigrantes é o famoso CLB 9. O Canadian Language Benchmarks (CLB) é uma escala de conhecimento de inglês elaborada pelo governo canadense, e um CLB 9 equivale a um band 7 nos testes de speaking, writing e reading e band 8 no teste de listening.

Resultados

Na modalidade paper-based os resultados são divulgados na segunda sexta-feira após a realização do exame no mesmo site onde você irá realizar a sua inscrição. Na modalidade computer-delivered, o resultado sai em até 5 dias a contar da data da prova. O aluno também recebe pelos Correios um relatório oficial impresso que costuma ser enviado pela instituição no dia da divulgação do resultado online. O prazo de recebimento é em média 20 dias após a realização do exame.


Preparação


Eu ofereço aulas em grupo e cursos online self-study para IELTS com uma plataforma própria de ensino. Saiba mais sobre os meus serviços, escreva para contato@sorayaquirino.com

418 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Qual exame é melhor? IELTS ou Duolingo?

Muita gente fica em dúvida de qual exame escolher para o seu projeto de estudar no exterior. O Duolingo English Test (DET) tem sido cada vez mais usado para comprovação de nível de Inglês em processo

bottom of page