top of page

Computer-delivered IELTS: quais as vantagens?

Atualizado: 12 de dez. de 2023



Computer-delivered IELTS
Agora é possível fazer o IELTS no computador.

No final de 2017 a Cambridge Language Assessment lançou o Computer-delivered IELTS, que surgiu para atender as demandas da era digital, na qual muitos aprendizes se sentem mais a vontade para estudar e realizar atividades acadêmicas através de computadores. O exame oferece maior praticidade e menor tempo de espera para os resultados, sem deixar de lado o fator humano, já que a prova de speaking ainda é realizada com o auxílio do examinador.


Como se inscrever?


O processo de inscrição para o Computer-delivered IELTS é o mesmo do que o Paper-based IELTS. No site da British Council, que é a instituição responsável por representar o IELTS no Brasil, você encontrará um link separado para cada tipo de prova como pode ser visto na foto abaixo.



Compartilho o link da página de inscrição abaixo, caso você queira saber mais sobre o processo ou já marcar o seu exame:


https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts/testes-valores-locais


Se você mora no Canadá, pode fazer a sua inscrição pelo link abaixo:



Como funciona o computer-delivered IELTS?


Resumidamente, o teste funciona da seguinte maneira: as provas de listening, reading e writing são feitas pelo computador com o auxílio de um software que irá cronometrar todo o tempo de prova. A prova é realizada em uma sala com um grupo de candidatos que são separados por baias.


Já a prova de speaking é feita em uma sala privada onde estarão apenas você e um examinador, da mesma forma que é feita no Paper-based test.


No link abaixo há um vídeo oficial da instituição examinadora na qual eles mostram toda a experiência de fazer a prova através do computador, desde a sua chegada ao centro examinador até o momento de sentar para fazer as provas.



É importante ressaltar que os conteúdos, tipos de questão e standards de prova foram mantidos, então não há diferença alguma nestes quesitos entre o teste feito no papel ou no computador. As estratégias de prova que você irá utilizar são exatamente as mesmas, portanto se ao começar a sua preparação você ainda estiver na dúvida em relação a que tipo de prova se inscrever, não há problema algum, você pode tomat essa decisão mais para a frente, pois não terá que aprender nada novo.


Veja no vídeo abaixo como funciona o software do Computer-delivered IELTS.



Quais as vantagens e desvantagens de fazer a prova através do computador?


Para ajudar na sua decisão, eu irei falar sobre cada parte da prova separadamente e explicar as principais vantagens e desvantagens de fazer os 3 skills no computador.


Listening


No Computer-delivered IELTS o listening é sempre feito com fones de ouvidos, enquanto que no paper-based ele é feito com som ambiente. Acho que não preciso nem dizer que é infinitamente mais fácil fazer a prova com fones, porque a qualidade do som vai ser muito melhor, e o seu nível de concentração também será mais alto. Nesta parte da prova (e em todas as outras, na verdade) é possível modificar o tamanho do texto. Outra vantagem é que é possível marcar questões para serem revisadas depois.


Também é possível fazer marcações no texto desta parte da prova. Você irá receber uma folha de papel e um lápis antes da prova (se não receber peça ao fiscal) e poderá tomar notas do que está vendo na tela.


Há 30 segundos para revisar as questões em cada parte da prova, assim como no paper-based, o que é tempo suficiente para analisar as suas respostas com clareza. Contudo, há uma grande desvantagem do computer-delivered IELTS: no final da prova o candidato tem apenas 2 minutos para revisar todas as questões, enquanto que no papel esse tempo era de 10 minutos.


Veja nos link abaixos alguns esclarecimentos sobre o IELTS Listening Test no computador.



Reading


Antes de mais nada eu preciso confessar que no geral, eu mesma acho mais fácil e menos cansativo ler no papel, então, certamente, este é o skill que pode ter mais desvantagens de ser feito no computador. Para quem tem problema de fotofobia e costuma ter fadiga ao ler em telas, eu não recomendo o Computer-delivered IELTS.


Contudo, o reading teste feito no computador não é de todo mal, pois há diversas ferramentas disponíveis no software que facilitam a vida do aluno. Se você é daqueles que como eu, gosta de rabiscar a prova todinha, então pode comemorar: no reading test é possível destacar trechos e adicionar comentários ao texto. Também é possível aumentar o tamanho da fonte, o que é uma benção para os candidatos míopes.


Há ainda um relógio cronometrando o tempo de prova no topo da página para te ajudar a gerenciar o seu tempo. Este reloginho pisca em vermelho pela primeira vez quando faltam dez minutos e novamente quando faltam apenas cinco minutos de prova (tenso, hein? LOL)


Ainda tá na dúvida se o reading test no computador é amigável o suficiente para você?

Assista os vídeos abaixo e tire a teima!




Writing


Eu acredito que a principal vantagem de fazer o writing test no computador é a possibilidade de digitar o texto. Através do editor fica muito mais fácil fazer modificações, apagar e adicionar trechos. Além disso, boa parte das pessoas conseguem digitar muito mais rápido do que escrevem, e isso significa um melhor uso do tempo de prova. Se você tem a caligrafia difícil de entender, fazer o teste no computador vai salvar a sua vida (FICA A DICA!!!).


Uma outra vantagem é o contador de palavras. Muitos alunos relatam que perdem muito tempo com a contagem (apesar de ensinar uma técnica para ter uma noção do número de palavras, os alunos sempre insistem em contar uma por uma, vai entender!), e o software do writing test já conta as apalvras para você. Ou seja, menos tempo de prova perdido.


Eu só consigo ver desvantagens no teste de writing feito pelo computador para dois tipos de indivíduos: 1- os famosos ‘catadores de milho’ que digitam vagarosamente no teclado; 2- aprendizaes mais tradicionais, que não conseguem pensar e produzir textos olhando para a tela. Se você se enquadra em pelo menos uma dessas categorias, eu recomendo que você faça o IELTS no papel.


Um feature que todos os alunos esperavam que o teste no computador tivesse é uma ferramenta para consertar ortografia (asism como há no CELPIP). Contudo, o teste não possui essa ferramenta, o que eu acho coerente, já que ortografia também mostra o conhecimento da língua (lembrando que disléxicos são avaliados de maneira especial se informarem isso no momento da inscrição da prova).


Assista o vídeo a seguir para ver algumas dicas da própria instituição examinadora sobre o writing test:



Speaking


O Speaking test do computer-delievered IELTS é exatamente o mesmo que é feito com candidatos do paper-based. A principal vantagem é que o horário do speaking no computador é sempre marcado com antecendência, mas algunas centros examinadores já estão deixando que o candidato marque com antecedência o horário do speaking test no paper-based também.


Os tipos de questões, os standards de prova e os critérios de avaliação do speaking são exatamente os mesmos do IELTS impresso. O jeito como a prova é aplicada também é idêntica. Eu particularmente não gosto de provas como CELPIP e TOEFL, nas quais o aluno precisa falar com o computador e possui um tempo determinado para dar suas respostas. Acho pouco humano e muito sujeito a falhas na avaliação.


Experiência dos alunos fazendo o computer-delivered IELTS


Compartilho com vocês os depoimentos de duas alunas minhas que fizeram o Computer-delivered IELTS:


Vivian / Brasil - @vinocanada(Instagram)


“Achei o IELTS computer-delivered bem descomplicado e simples comparado ao paper-based. senti mais facilidade em todos os três módulos, especialmnete no listening, onde podemos usar fone de ouvido e controlar o áudio, e no writing, já que é possível editar num bloco de texto e o sistema conta automaticamente as palavras. No reading achei ótimo não ter perdido tempo passando as respostas para outra folha.


Veja o post completo da Viviam sobre o Computer-delievered IELTS



Taisi / Toronto, Canada


"É mais facil do que o paper-based IELTS? Pra mim, foi! Me senti menos cansada, senti que foi menos maçante e usar um fone de ouvidos no listening me ajudou a relaxar. Digitar no writing tambem foi melhor pra mim.”

Post completo da taisi sobre o Computer-delivered em seu blog:


Considerações extras:


No geral, eu vejo o teste feito no computador de maneira muito positiva e a experiência dos meus alunos com a prova neste formato tem sido muito boa. Eu acho que a prova tem um formato muito amigável e um ambiente muito menos tenso do que o do Paper-based IELTS (se você já fez o paper-based, você sabe bem como o ambiente é rigoroso e estressante).


O fator tempo também é determinante: o resultado do computer-delivered demora entre 5 a 7 dias para ser divulgado, enquanto que no paper-based é preciso esperar 13 dias. Essa diferença de prazo parece bobeira, mas não é para quem tem prazo para se inscrever em college, por exemplo.


Obviamente, há alguns outros fatores que devem ser mencionados como desvantagens gerais do teste no formato digital:


- fadiga de ler através da tela


- desconcentração por causa de outros alunos digitando no teclado


- não há muitos simulados disponíveis no formato


Contudo, eu acho que a facilidade de fazer o listening com fone de ouvidos e digitar os textos do writing tem um peso muito grande e deve ser levada em consideração na hora da sua escolha. O writing é o geralmente o skill que faz os alunos repetirem a prova e se seu objetivo é CLB 9 para imigração, isso significa que você precisa acertar 35 questões de 40, e eu te garanto que fazer a prova com o fone facilita demais o processo.


Você precisa se preparar para o IELTS?


Eu ofereço:


- aulas particulares preparatórias


- cursos online self-study de writing


- cursos online para todos os skills do IELTS


Para maiores esclarecimentos entre em contato através do contato@sorayaquirino.com

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Qual exame é melhor? IELTS ou Duolingo?

Muita gente fica em dúvida de qual exame escolher para o seu projeto de estudar no exterior. O Duolingo English Test (DET) tem sido cada vez mais usado para comprovação de nível de Inglês em processo

bottom of page