IELTS Reading Test

Atualizado: 25 de Out de 2019

O Reading Test é feito logo após o Listening Test. Para começar, é importante entender que os exames de reading das modalidades Academic e General variam em nível de dificuldade e formato.



Como funciona o Reading Test ?


O Reading Test é feito logo após o Listening Test. Para começar, é importante entender que os exames de reading das modalidades Academic e General variam em nível de dificuldade e formato. Enquanto o Academic Reading Test possui 3 seções com um texto longo em cada uma delas, o General Reading Test possui dois textos mais curtos nas primeiras duas seções e um texto mais longo na última seção.

Em ambas as modalidades o aluno tem uma hora para ler os textos e responder 40 questões. Não há tempo extra para transcrever as respostas para a answer sheet, por isso é preciso fazê-lo conforme as questões vão sendo respondidas. Os fiscais de prova são treinados para ‘arrancar' as provas das mãos dos alunos assim que o tempo termina, e se você deixar para transcrever as respostas posteriormente, pode ter que entregar o seu cartão de respostas incompleto.


Os tipos de questões que podem ser perguntadas são as mesmas nas duas modalidades, o que já facilita um pouco a vida de quem imigra ‘via college' e precisa fazer tanto o Academic, no momento do processo de aceitação na faculdade, quanto o General quando for dar entrada na residência permanente.

Entre os tipos de questões que são perguntadas destacam-se exercícios de múltipla escolha, de preencher lacunas, de perguntas com respostas curtas, de associação, e o temido True/False/Not Given. O candidato precisa se familiarizar com esses tipos de questões durante o processo de preparação para não perder tempo tentando entender os enunciados no dia da prova.

A principal dificuldade do Reading Test é o fator tempo. O aluno precisa responder 40 questões em apenas uma hora, o que significa que pode gastar apenas 1,5 minutos para responder cada questão. Além disso, não há tempo para ler os textos em detalhes, assim, para se sair bem nesse skill é preciso dominar técnicas de leitura como skimming e especialmente scanning.

A maior parte das pessoas que se saem mal no reading são exatamente aquelas que insistem em ler o texto, palavra por palavra, para responder as questões, mas a prova não foi concebida para ser feita dessa maneira. O candidato que lê o texto integralmente não consegue fazer todas as questões no tempo previsto e acaba se atrapalhando com a quantidade de informação que irá absorver com a leitura.

Outra questão relevante é o vocabulário utilizado no Reading Test, especialmente na versão Academic, que costuma ser mais rebuscado e bem britânico. Se você não tem conhecimento de inglês britânico e possui vocabulário básico, é importante começar a ler artigos de jornais e revistas o quanto antes, especialmente dos principais nomes da mídia britânica, como o The Guardian, Financial Times e BBC News.


Relação entre número de acertos e band do IELTS

O número de questões acertadas é o que vai determinar o seu band score, e não há peso diferente entre as seções do Reading Test. Se o seu objetivo é CLB 9 (equivalente a band 7 no IELTS), por exemplo, você precisa acertar um mínimo de 34 questões no General.


Dicas para se sair bem no reading - Não insista em ler o texto em detalhes. Não há tempo para isso e o teste não foi concebido para ser feito desta maneira. - Escreva as repostas no cartão resposta conforme você for resolvendo as questões. Não há tempo extra para transcrever as respostas no reading. - Aprenda técnicas de leitura como skimming e scanning, você irá precisar delas para fazer a prova. Eu uso uma técnica específica para resolver a prova, que eu mesma inventei, chamada 'keyword technique'.- Não foque sua atenção em palavras que você desconhece, se preocupe em responder as questões. - Responda as questões em capital letters, assim você evitará cometer erros bobos, como escrever uma palavra que deveria começar com letras maiúscula, com letra minúscula. - Leia o máximo que puder em seu tempo livre, mas tente nunca ler nada em detalhes. Pratique skimming e scanning com tudo o que você ler. - Pratique com materiais autênticos, desenvolvidos pela Cambridge Press, que é a editora da instituição examinadora, a Cambridge English. Quer saber como o Reading Test funciona na prática? Faça um simulado gratuito na nossa plataforma. Entre em contato comigo através do contato@sorayaquirino.com para obter maiores informações.



139 visualizações
Entre em contato e comece já a sua preparaçã0

© 2019 por Soraya Quirino.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram