CLB: Canadian Language Benchmarks

Atualizado: 11 de Nov de 2019


O que é CLB? Como o seu CLB impacta as suas chances de imigrar para o Canadá?




Se você assistiu meu vídeo, você já sabe o que é CLB e porque ele é tão importante para o seu sucesso no processo de imigração para o Canadá. Se você ainda não assistiu, o que você está esperando? Assista já:





Conforme eu explico no vídeo, para saber qual é o seu CLB, você precisa converter a nota que você tirou no seu exame de inglês, que pode ser o IELTS ou CELPIP, de acordo com a tabela oficial do governo canadense que eu disponibilizo e explico em mais detalhes a seguir.

Tabela de equivalência CLB - IELTS




Como fazer a conversão

Para uma melhor compreensão da tabela , vamos pensar em um exemplo real de um aluno meu chamado João, que fez o IELTS e tirou band 7 no speaking, 7 no writing, 8 no listening e 7 no reading.




Essas notas que o João tirou no IELTS equivalem a CLB 9 em todos os skills. Contudo, também é possível ficar com um CLB diferente em cada um dos skills. Veja o exemplo de uma aluna chamada Marina, que tirou 7.5 no speaking, 7 no writing, 8.5 no listening e 8 no reading.




As notas que a Marina tirou, equivalem a CLB 9 no writing e a CLB 10 em reading, listening e speaking.

Como calcular sua pontuação no Express Entry de acordo com o CLB




Vamos começar por João, que é casado. Como ele conseguiu CLB 9 em todos os skills ele irá ganhar 29 pontos por cada um deles (reading, speaking, listening e writing). 29 x 4 = 116, então é essa a quantidade de pontos que ele irá adicionar a seu processo pelo quesito Official languages proficiency - first official language (que é o inglês, a second official language é o Francês). O João adicionar pontos a seu processo caso a esposa também decida fazer o IELTS. Veja aqui a tabela de pontuação do cônjuge.



Já Marina, que é solteira, se saiu bem melhor na prova e levou CLB 10 em 3 skills e CLB 9 em um deles. Sendo assim ela somaria 34 x 3 (pelos 3 CLBs 10) mais 31 pontos (por um CLB 9). Isso totalizaria 131 pontos.


Como se sair bem no IELTS e conseguir pontos para imigração?

Para obter sucesso no IELTS, você precisa ter nível de inglês compatível com a nota que precisa tirar e fazer uma preparação específica para a prova. Precisa de ajuda para se preparar? Fale comigo, eu posso ajudar você a realizar o seu sonho de imigrar para o Canadá. Eu ofereço aulas particulares preparatórias para IELTS e cursos online self-study. Entre em contato agora e faça uma avaliação escrita gratuita do seu inglês.


Fonte das tabelas:


https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/express-entry/eligibility/criteria-comprehensive-ranking-system/grid.html

301 visualizações
Entre em contato e comece já a sua preparaçã0

© 2019 por Soraya Quirino.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram