top of page

IELTS Listening Test - Como funciona?

Atualizado: 23 de nov. de 2023

O listening test é sempre a primeira etapa a ser cumprida no dia das provas escritas do IELTS.


Listening test simulado de listening ielts

O listening test é sempre a primeira etapa a ser cumprida no dia das provas escritas do IELTS. Resumidamente, essa parte funciona assim: o candidato recebe uma prova com 40 questões, às quais irá responder gradativamente enquanto escuta 4 passagens de áudio. Em média, o listening test tem uma duração de aproximadamente 30 minutos. O candidato tem ainda 10 minutos extras para transcrever as respostas para a answer sheet.

O listening tem uma enorme importância para a definição do CLB, porque é a maior nota exigida entre todos os skills. É, também, uma das principais razões pelas quais futuros imigrantes precisam refazer o IELTS.

Isso acontece porque boa parte das pessoas costuma subestimar esse skill e não se prepara como deveria. Mas o que torna o listening test tão desafiador? Uma das principais razões é o fato de que o candidato precisa ser capaz de escutar, ler e escrever ao mesmo tempo, o que demanda um nível altíssimo de rapidez de pensamento e concentração.

Para complicar ainda mais a situação, cada trecho do listening é tocado apenas uma vez, não há repetição do áudio. Ou seja: se você não pegou a resposta para uma pergunta, você não terá uma segunda chance para fazê-lo. Além disso, o sotaque predominante na prova é o britânico, o que aumenta ainda mais sua dificuldade, já que no Brasil temos muito mais contato com o inglês americano. Problemas com vocabulário britânico também são frequentes. Por isso, é essencial que o aluno comece a se habituar com o UK English o quanto antes.

Muita gente acha que não há nada para aprender sobre listening e que basta apenas praticar, mas isso não é verdade. Para se sair bem é necessário ter um profundo conhecimento dos principais tipos de questões que costumam aparecer na prova e das estratégias que são empregadas para confundir o candidato, as famosas ‘pegadinhas’. O aluno precisa saber quando e como essas pegadinhas aparecem, para evitar cair nelas. O teste de listening é dividido em 4 partes: Section 1 - você irá escutar uma conversa entre duas pessoas em uma situação do dia a dia. Geralmente, um dos falantes é um cliente que deseja obter maiores informações sobre um produto e o serviço e o outro é o provedor de serviços que irá dar maiores detalhes sobre ele ou faz perguntas ao cliente relacionados ao serviço que ele deseja obter. Nessa seção, o candidato precisa ser capaz de tomar notas de palavras soletradas, códigos postais, números de telefone e endereços.

Section 2 - é um monólogo no qual uma pessoa está dando informações e direções sobre um determinado lugar. Um skill essencial na section 2 é a capacidade de entender instruções sobre a localização dos lugares mencionados na passagem, já que em uma das questões mais comuns dessa seção você terá de dar nomes aos locais marcados em um mapa. Se você é o tipo de pessoa que tem dificuldade para entender direções que são dadas até mesmo na sua língua materna, você certamente precisará praticar bastante.

Section 3 - é uma conversação entre duas ou três pessoas em um contexto educacional. Uma situação muito comum nessa seção é uma conversa entre um professor com um ou dois alunos, na qual algum tipo de feedback ou instruções sobre um trabalho acadêmico são explicadas. A section 3 é cheia de pegadinhas, pois as informações que são transmitidas são corrigidas com frequência pelos falantes. Por exemplo, o professor diz que a entrega do trabalho será na quarta-feira e depois se corrige dizendo que a universidade decidiu estender o prazo em dois dias, então, na verdade, a entrega será na sexta-feira.

Section 4 - trata-se de um monólogo sobre algum tema de nível acadêmico. Não há muitas pegadinhas nessa parte, mas a principal dificuldade é a rapidez com que as informações são passadas e a ausência de uma pausa entre a primeira metade e a segunda metade das questões. É muito comum que os alunos se percam e tomem um enorme susto ao saber que a passagem chegou ao seu fim quando eles achavam que ainda faltavam algumas questões a serem respondidas. Ser capaz de escutar, ler e escrever ao mesmo tempo é um skill essencial nessa parte.

Relação entre número de acertos e band do IELTS


O número de questões acertadas é o que vai determinar o seu band score, e não há peso diferente entre as seções do listening test. Se o seu objetivo é CLB 9 (equivalente a band 8 no IELTS), por exemplo, você precisa acertar um mínimo de 35 questões.

Quer saber como o listening test funciona? Entre em contato pelo contato@sorayaquirino.com e faça um simulado na minha plataforma online.

453 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Qual exame é melhor? IELTS ou Duolingo?

Muita gente fica em dúvida de qual exame escolher para o seu projeto de estudar no exterior. O Duolingo English Test (DET) tem sido cada vez mais usado para comprovação de nível de Inglês em processo

bottom of page