IELTS Speaking Test
Atualizado: 6 de set. de 2020
#ielts #imigracao #canada #proficiencia #teste #ingles #celpip #clb #expressentry O teste de speaking nada mais é que uma entrevista oral realizada por um examinador treinado para realizar o exame no padrão Cambridge. Seu objetivo principal é avaliar a capacidade do candidato de usar o inglês falado para lidar com diversas situações e discutir temas diferentes.

Como funciona o Speaking Test?
O teste de speaking nada mais é que uma entrevista oral realizada por um examinador treinado para realizar o exame no padrão Cambridge. Seu objetivo principal é avaliar a capacidade do candidato de usar o inglês falado para lidar com diversas situações e discutir temas diferentes. Todos os testes são gravados em formato digital e avaliados por pelo menos dois outros examinadores. Os testes são realizados individualmente e podem durar entre 11 e 14 minutos.
Conhecer os tópicos e os tipos de questões que costumam ser perguntadas na prova é de extrema importância para obter sucesso no exame, pois algumas perguntas são bastante inusitadas. Por isso, praticar com um professor especialista é essencial, já que é praticamente impossível fazer uma autoavaliação do seu inglês em um skill como o speaking.
Aliás, é exatamente pela falta de prática que vemos tantos alunos com nível de inglês já avançado que não conseguem tirar band 7 no exame. Cambridge é uma instituição extremamente conservadora no que diz respeito ao uso da língua e fiel ao formato de seus exames. Assim, espera-se dos candidatos o uso de determinadas estruturas gramaticais e léxicas mais complexas, que não costumamos usar no dia a dia. Eu costumo chamar o tipo de inglês apreciado por essa instituição de ‘Cambridge English’.
Para conseguir CLB 9, o candidato precisa tirar band 7 no speaking, o que requer que faça uso de estruturas gramaticais mais complexas como conditionals, present perfect e linkers diversos, além de vocabulário mais rebuscado. O formato do speaking é o mesmo para as modalidades Academic e General. O exame é estruturado da seguinte forma:
Part 1
O candidato irá responder perguntas relacionadas a assuntos do cotidiano. Geralmente, cerca de 3 tópicos são abordados na parte 1 e os que costumam aparecer com mais frequência são:
trabalho
estudo
família
tecnologia
hábitos alimentares
lazer (atividades físicas, hobbies etc)
transporte público
hábitos de leitura
entretenimento (música, leitura, cinema e televisão)
Exemplo:
Do you work or study? What exactly do you do? Why did you choose that career? Do you enjoy your job? Do you want to continue working in this field? If you could change your profession, what would you do? Do you think your job will still be relevant in the future? How has your profession changed in the last 5 years?
Part 2
O examinador irá compartilhar com o candidato um livreto com um tópico sobre o qual terá de falar durante um a dois minutos. O aluno terá um minuto para preparar sua resposta e poderá tomar notas durante esse tempo (o examinador irá fornecer também um pedaço de papel e um lápis). O tempo de preparação e de fala será cronometrado pelo examinador.
Exemplo:
Describe a friend of your family you remember from your childhood. You should say:who the person was what he/she was like how your family met the personAnd explain why you remember that person.
Part 3
O examinador irá fazer perguntas que são, em sua maioria, conectadas ao tópico da parte 2. As questões da parte 3 são geralmente mais abstratas e requerem um maior poder de argumentação e variedade léxica do que as questões da parte 1. A parte 3 tem duração de cerca de 6 minutos.
Habilidades avaliadas Uma ampla variedade de habilidades são avaliadas, incluindo:
capacidade de argumentação
uso apropriado de gramática e vocabulário
variedade léxica e de estruturas gramaticais
organização de ideias, coesão e coerência
capacidade de expressar e justificar opiniões
habilidade de fazer análises sobre situações e tecer especulações.
Como a nota é calculada?
O examinador levará os seguintes quesitos em consideração, na hora de dar a sua nota, nas seguintes proporções: Fluência e coerência - 25% Vocabulário - 25% Acuidade e variedade gramatical - 25% Pronúncia - 25%