top of page

Consoantes mudas em Inglês | Melhore sua pronúncia

Atualizado: 30 de nov. de 2023





Pronúncia é um dos aspectos mais desafiadores no aprendizado do Inglês e

que gera muita insegurança nos alunos ao falar.


Na língua inglesa, não há padrões de pronúncia claros e rigorosos que possam ser sempre seguidos. Além disso, há também diversas palavras com vogais e consoantes que não são pronunciadas, o que aumenta ainda mais a confusão.


Silent consonants - consoantes mudas

Na newsletter de hoje eu quero te mostrar algumas palavras com B, T, S e L mudos. São palavras muitos empregadas na comunicação do dia a dia e que muita gente nem percebe estar pronunciando errado. Recomendo que após esta breve explicação você assista ao meu vídeo (link no final do texto) para ouvir a pronúncia correta das palavras.


Palavras com L mudo:


Você sabia que não pronunciamos o L nos verbos to walk e to talk? Nos modais could, should e would o L também não é pronunciado.


Palavras com B mudo:


As palavras to climb, lamb, dumb, debt e subtle são campeãs de erro de pronúncia e isso acontece porque muitos não sabem que não devemos pronunciar a letra B presentes na grafia delas.


Palavras com T mudo:


Eu tenho certeza que você já sabe que o T presente nas grafias de to listen e castle não é pronunciado também. Mas há diversas outras palavras como soften, mortgage, chestnut e fasten que também possuem T mudo.


Palavras com S mudo:


Um dos erros de pronúncia que corrijo com maior frequência é o da palavra island, cujo s não é pronunciado. Mas há outras palavras como aisle, debris e viscount que também possuem silent s.


Você pode melhorar consideravelmente o seu Inglês falado se você aprender as principais palavras com silent letters. Por isso, queria te convidar a assistir este vídeo e repetir a pronúncia da palavras que são mostradas em voz alta, para praticar e fixar esse conteúdo.



Você precisa se preparar para o IELTS?


Eu ofereço aulas em grupo e cursos online self-study para IELTS com uma plataforma própria de ensino. Saiba mais sobre os meus serviços, escreva para


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Qual exame é melhor? IELTS ou Duolingo?

Muita gente fica em dúvida de qual exame escolher para o seu projeto de estudar no exterior. O Duolingo English Test (DET) tem sido cada vez mais usado para comprovação de nível de Inglês em processo

bottom of page